O óleo de jojoba é um líquido extraído das sementes da planta de jojoba (Simmondsia chinensis), nativa das regiões desérticas da América do Norte dos Estados Unidos e México. É conhecido como ouro do deserto por ter uma composição única e diversos benefícios para a pele e cabelo. Ele é um potente anti-inflamatorio, antimicrobiano e regula a produção de sebo.
Composição do óleo de jojoba:
- Ésteres de cera líquida: São os principais componentes do óleo de jojoba, o que o torna semelhante ao sebo humano. Isso o torna altamente compatível com a pele.
- Ácidos graxos essenciais: Incluindo ácido linoleico, ácido oleico e ácido eicosanóico. Estes são importantes para saúde da pele.
- Tocoferóis (vitamina E): Possuem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra danos causados por radicais livres.
Benefícios do óleo de jojoba:
- Hidratação da pele: Por ser semelhante ao sebo produzido naturalmente pela pele, o óleo de jojoba é eficaz na hidratação, sem obstruir os poros.
- Controle da oleosidade: Pode ajudar a regular a produção de sebo, sendo benéfico para pessoas com pele oleosa.
- Anti-inflamatório: Possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar a pele irritada ou inflamada.
- Cicatrização de feridas: Pode auxiliar na cicatrização de pequenas feridas, cortes ou arranhões.
- Proteção contra radicais livres: Os tocoferóis na composição do óleo de jojoba ajudam a proteger a pele contra danos causados por radicais livres.
- Benefícios para o cabelo: Pode ser usado como um condicionador natural, proporcionando brilho e ajudando a controlar o frizz. O óleo de jojoba doma o aspecto arrepiado dos cabelos, selando e hidratando os fios. Ele também estimula o crescimento dos cabelos, junto com as suas propriedades umectantes ele promove o ambiente ideal para o crescimento de cabelos saudáveis. É muito usado nas terapias capilares.
Dicas de uso nos cabelos
Você pode usar somente no couro cabeludo, fazendo massagem para estimular o fluxo sanguíneo e estimulando o crescimento de novos fios nas unidades foliculares.
O óleo de jojoba pode ser usado como reparador de pontas após o uso de chapinhas, aplique uma gota nas mãos e espalhe bem nos cabelos assim reduzindo o frizz e combatendo o ressecamento.
Outra opção é colocar o óleo de jojoba no condicionador ou no creme de cabelo.
Dicas de uso no rosto
Coloque uma gota de óleo de jojoba nas mãos e misture junto com o creme nívea. Deixe agir na pele durante 30 minutos e depois retire. A pele fica macia e radiante.