A argila é um material natural composto por partículas finas de minerais, resultante da destruição de rochas que passou por processos geológicos ao longo de milhares de anos. É composta principalmente por silicatos de alumínio hidratados, mas sua composição varia dependendo da localização e das condições geográficas.
  • Para que sirva uma Argila ?
 A Argila é reconhecida por suas substâncias físicas e químicas únicas, sendo amplamente utilizada em diversas áreas como cerâmica, construção civil, indústria farmacêutica, cosméticos, tratamentos terapêuticos entre outros. A argila é caracterizada por sua praticidade quando úmida e sua capacidade de se transformar em materiais sólidos e resistentes ao passar por processos de secagem e cozimento. Na terapia capilar as argilas são muito utilizadas para o tratamento de crescimento e no fortalecimento dos cabelos, combate a queda, a quebra e o tratamento. Por conter minerais e nutrientes ela protege os folículos pilosos fazendo assim estimulando a circulação sanguínea, combatendo a psoríase, as inflamações e infecções da couro cabeludo. É um produto barato e toda a mulher que deveria ter em casa para usufruir de seus benefícios terapêuticos. Contém propriedades adstringentes são eficazes no controle da produção de sebo, regulando assim a oleosidade no couro cabeludo auxiliando assim no combate à caspa. Na estética é muito valorizado o uso das argilas devido às suas inúmeras utilidades nos benefícios da pele. As argilas são usadas no tratamento para tratamento de acne, clareamento da pele, combate às inflamações, revitalização da pele, purificação, limpeza da pele, esfoliação entre outros.  
  • Quais são os componentes das argilas ?
           As argilas são ricas em minerais, são elas:
  1. Caulunita:   É um mineral de argila primário e é um dos constituintes mais comuns da argila . Geralmente é branco, mas pode apresentar variações de temperatura devido à umidade.
A caulunita encontrada na argila em contato com a couro cabeludo e na pele é conhecida por suas propriedades suavizantes.  
  1. Montmorilonita: É um mineral muito importante, conhecido por sua capacidade de expansão e contração, o que lhe confere propriedades únicas na captação de água. No couro cabeludo ela pode eliminar os resíduos de produtos capilares e na pele a sua ação é desintoxicar a pele, removendo impurezas como resíduos de maquiagem e poluentes.
 
  1. Illita:   Semelhante à montmorilonita, a ilita é um mineral de argila que pode ter propriedades de expansão, embora em menor grau. É frequentemente encontrado em argilas associadas a rochas metamórficas. A ilita no couro cabeludo e na pele promove uma sensação de frescor e limpeza. Suas propriedades ajudam a irritações e inflamações da pele e couro cabeludo.
 
  1. Quartzo : Mineral comum encontrado em argila , muitas vezes na forma de grãos pequenos pode conferir resistência e estabilidade à estrutura geralmente não é usado para cuidados de pele e cabelos.
 
  1. Feldspato: Mineral presente em algumas argilas, contribuição para a composição geral, variando de acordo com a origem e as condições geológicas. Geralmente não é usado para cuidados de pele e cabelos.
 
  1. Alumínio : Mineral encontrado na argila, é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e está presente em muitas composições desses minerais. Ele envelhece na pele e não tem couro cabeludo causando uma limpeza profunda. Agindo como cicatrizante e inibindo o crescimento de bactérias.
 
  1. Ferro: Mineral encontrado na argila , ele desempenha um papel importante na composição e na estrutura desses minerais. Dependendo da quantidade presente na argila pode variar em cor, tons mais claros e escuros. Embora o ferro na argila tenha um papel importante na sua coloração, em muitos casos, os efeitos diretos na pele e na couro cabeludo não têm tanta relevância.
 
  1. Magnésio:  Esse mineral encontrado na argila influencia suas propriedades físicas, como expansibilidade, capacidade de troca de íons e estabilidade, retém água e íons em sua estrutura. Na pele e no couro cabeludo ajuda a equilibrar a oleosidade.
 
  1. Manganês: Esse mineral pode influenciar na coesão, na capacidade de retenção de água ou em algumas propriedades físicas. Na pele e no couro cabeludo possui ação anti-alérgica.
 
  1. Silício: Esse mineral devolve a tonicidade e a firmeza da pele, devolvendo a oxigenação e vitalidade.
                    As argilas e suas funções:   As argilas possuem várias propriedades e inúmeras funcionalidades dentro da Terapia Capilar e da Estética. Confira as argilas e escolha cada uma para o seu tipo de tratamento para pele e couro cabeludo. Argila Branca:  Ela clareia e uniformiza a pele, tem efeito cicatrizante, absorve a oleosidade e hidrata a pele. Argila Vermelha:  Ela é a mais rica em ferro faz uma desintoxicação no couro cabeludo e é indicada para quem tem rosácea. Argila Rosa:  Ela é indicada para peles sensíveis, traz brilho para a pele, tirando a aparência de cansaço e suave couro cabeludo irritado. Argila Cinza :  Esfolia a pele, auxilia no tratamento contra a acne, ajuda a amenizar o Melasma e trata a flacidez e a celulite. Argila Amarela:  Promove a produção de colágeno e no couro cabeludo ajuda na circulação sanguínea. Argila Preta:  Na pele e no couro cabeludo, ela tem ação anti-inflamatória, antissétipca, favorecendo a renovação celular. Argila Verde:  Na pele ajuda a combater a oleosidade, combate a acne, manchas, bactericida, função adstringente, no couro cabeludo tratado como inflamações, limpa, refresca, estimula a circulação sanguínea assim tratando os folículos pilosos e estimulando o crescimento dos fios. É muito usado para tratamento de alopecias.   Lembrando que na Terapia Capilar as mais usadas são as argilas verde e a preta para tratamento de quedas de cabelos, caspas e outras anormalidades da couro cabeludo. Você vai encontrar em pó ou em cremes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *