A argila é um material natural composto por partículas finas de minerais, resultante da destruição de rochas que passou por processos geológicos ao longo de milhares de anos. É composta principalmente por silicatos de alumínio hidratados, mas sua composição varia dependendo da localização e das condições geográficas.
- Para que sirva uma Argila ?
- Quais são os componentes das argilas ?
- Caulunita: É um mineral de argila primário e é um dos constituintes mais comuns da argila . Geralmente é branco, mas pode apresentar variações de temperatura devido à umidade.
- Montmorilonita: É um mineral muito importante, conhecido por sua capacidade de expansão e contração, o que lhe confere propriedades únicas na captação de água. No couro cabeludo ela pode eliminar os resíduos de produtos capilares e na pele a sua ação é desintoxicar a pele, removendo impurezas como resíduos de maquiagem e poluentes.
- Illita: Semelhante à montmorilonita, a ilita é um mineral de argila que pode ter propriedades de expansão, embora em menor grau. É frequentemente encontrado em argilas associadas a rochas metamórficas. A ilita no couro cabeludo e na pele promove uma sensação de frescor e limpeza. Suas propriedades ajudam a irritações e inflamações da pele e couro cabeludo.
- Quartzo : Mineral comum encontrado em argila , muitas vezes na forma de grãos pequenos pode conferir resistência e estabilidade à estrutura geralmente não é usado para cuidados de pele e cabelos.
- Feldspato: Mineral presente em algumas argilas, contribuição para a composição geral, variando de acordo com a origem e as condições geológicas. Geralmente não é usado para cuidados de pele e cabelos.
- Alumínio : Mineral encontrado na argila, é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre e está presente em muitas composições desses minerais. Ele envelhece na pele e não tem couro cabeludo causando uma limpeza profunda. Agindo como cicatrizante e inibindo o crescimento de bactérias.
- Ferro: Mineral encontrado na argila , ele desempenha um papel importante na composição e na estrutura desses minerais. Dependendo da quantidade presente na argila pode variar em cor, tons mais claros e escuros. Embora o ferro na argila tenha um papel importante na sua coloração, em muitos casos, os efeitos diretos na pele e na couro cabeludo não têm tanta relevância.
- Magnésio: Esse mineral encontrado na argila influencia suas propriedades físicas, como expansibilidade, capacidade de troca de íons e estabilidade, retém água e íons em sua estrutura. Na pele e no couro cabeludo ajuda a equilibrar a oleosidade.
- Manganês: Esse mineral pode influenciar na coesão, na capacidade de retenção de água ou em algumas propriedades físicas. Na pele e no couro cabeludo possui ação anti-alérgica.
- Silício: Esse mineral devolve a tonicidade e a firmeza da pele, devolvendo a oxigenação e vitalidade.