A cúrcuma é uma planta com propriedades medicinais, conhecida como açafrão da terra e da mesma família do gengibre. Uma curiosidade é que a cúrcuma é utilizada em produtos de perfumaria.

É também comprovada cientificamente que é um potente antioxidante e por possuir ação anti-inflamatória ajuda na prevenção de doenças crônicas. Estudos apontam que a cúrcuma pode ser utilizada em pessoas com problemas de pele, problemas digestivos, dores e incômodos em geral.

Além de reduzir os efeitos do açúcar no sangue, alivia as dores nas articulações, melhora a digestão, protegendo o intestino de formação de bactérias, reduz o colesterol LDL, controla a obesidade e a cúrcuma associada a uma dieta saudável ainda têm o papel importante na prevenção da hipertensão.

Como o nosso dia a dia é muito corrido nós acabamos consumindo alguns alimentos prejudiciais a nossa saúde trazendo algum tipo de inflamação para o nosso corpo. Quanto mais inflamado está o nosso corpo, mais difícil o indivíduo emagrece ou até mesmo ficar curado de algum tipo de doença.

Você pode acrescentar a cúrcuma na sua dieta, ela pode ser ingerida em cápsula, como chá ou até mesmo pode ser usada para temperar a sua comida, pode ser colocado no frango, na carne, no arroz, no feijão, onde você quiser! É um tempero bastante forte. E prestem atenção ao compra lá pois em alguns lugares vendem a cúrcuma falsificada.

O ideal é consumir junto com gorduras como abacate, azeite, castanha e pimenta preta que potencializa a sua absorção no organismo.

Os seus efeitos são angiogênicos, antitumoral, detoxificante hepático, reduz o risco de Alzheimer e modulador do aparelho neurológico.

Alguns dos benefícios da cúrcuma são:

Anti-inflamatório e antioxidante: Neutraliza os radicais livres que contribuem no envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças.

Efeito neuro-protetor e antidepressivo: Estudos mostram que a cúrcuma potencializa a absorção da glicose pelas células musculares e também diminuem o risco de derrame cerebral e retardam o surgimento de Alzheimer e estimula a cognição da memória.

Efeito angiôgenico da cúrcuma: Os estudos mostram que ela é capaz de reduzir os sintomas da depressão.

Efeito antitumoral da cúrcuma: os pesquisadores constataram que a ação na regulação da expressão de fatores da necrose tumoral alfa e beta, contribuindo para a ação anti-inflamatória.

Alguns estudos apontam que a cúrcuma, com o seu efeito anti-inflamatório, o seu ativo favorece no crescimento dos cabelos, têm efeitos interessantes quando utilizado de forma tópica no couro cabeludo em pacientes com alopecia androgenética e eflúvio telógeno. Os agentes da cúrcuma atuam inibindo a ação da 5 alfa redutase, fazendo com que impeça o desenvolvimento da calvície, reduzindo a queda, a quebra, a inflamação do couro cabeludo e as consequências da foliculite mantendo a saúde do couro cabeludo.

Por ser um antioxidante a cúrcuma protege os cabelos dos radicais livres que podem destruir os fios e o couro cabeludo, combatendo a oleosidade, assim bloqueando o crescimento dos microrganismos.

A cúrcuma ajuda a desinflamar o corpo interrompendo o estresse oxidativo, e tome cuidado pois têm contra indicações quanto ao seu uso.

Pessoas que apresentem sensibilidade ou alergia a cúrcuma, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alterem o processo de coagulação não devem fazer o uso da cúrcuma e principalmente as grávidas pois pode induzir ao aborto. Qualquer dúvida, procure o seu médico. Esse artigo é apenas com o intuito informativo!

Atenção:

Não façam o uso da cúrcuma sem antes consultar o seu médico, por ser um produto natural a cúrcuma, pode ser prejudicial ao tratamento de outras doenças.

Agora vamos ao que interessa, a receitinha para fortalecer o couro cabeludo para os cabelos crescerem fortes, saudáveis e resistentes. Principalmente para quem sofre de quedas de cabelos e de alopecia androgenética.

Você vai precisar:

Coloque em um recipiente 3 colheres de óleo vegetal, pode ser qualquer um, acrescente meia colher de cúrcuma, misture, passe no couro cabeludo, deixe o tempo máximo de trinta minutos, e depois lavei como de costume, faça bastante massagem no couro cabeludo na hora do banho para sair da cabeça por que gruda um pouco, enxague bem. Ah, uma observação que eu faço aqui é para vocês não esquecerem as luvas na hora de passar o produto no couro cabeludo, porque mancha bastante as mãos e outra observação que eu faço aqui é para  quem têm cabelos claros não façam o uso, pois pode manchar os cabelos e ficar por alguns dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *